O que é um Designer Fullstack e por onde começar
Hoje em dia é muito difícil trabalhar na área de tecnologia e nunca ter ouvido o termo full-stack, seja para designer full-stack ou desenvolvedor full-stack. O segundo já é mais conhecido, o desenvolvedor que tem conhecimento e trabalha “mexendo” tanto na área front-end quanto back-end é considerado um desenvolvedor full-stack. Mas e designer full-stack, já ouvir falar?
Um desenvolvedor full-stack é uma pessoa que trabalha e tem conhecimento tanto na área front-end, quanto em back-end. Seria a pessoa que cuida dos dois frontes. Um designer full-stack seria a mesma coisa.
Um full-stack designer seria o profissional que trabalha em todas as áreas de desenvolvimento do design do produto. Essas áreas sendo pesquisa, layout e HTML/CSS.
Do mesmo jeito que o desenvolvedor full-stack é aquele que trabalha tanto com front quanto back, o designer full-stack seria aquele designer que trabalha com UX (user experience, a experiência do designer, que requer pesquisa), UI (user inferface, a interface do usuário, que requer o desenvolvimento visual baseado na UX) e desenvolvimento front-end (o HTML/CSS, que de fato dá vida ao projeto).
O full-stack designer seria a versão atualizada do profissional que pesquisa sobre o público-alvo, desenha o layout e desenvolve o front de um projeto. O que antigamente seria chamado de web-designer.
As três áreas têm como requerimento muito estudo de um profissional, e exige anos de dedicação ao ofício. Na Alura eu criei um plano de estudos com os primeiros passos da carreira designer full-stack, começando com entender como é a profissão do designer até o desenvolvimento de um site completo.
O conteúdo é pra iniciantes, para caso chame o interesse, você possa se aprofundar mais no assunto designer full-stack com um norte. Para se considerar um designer full-stack, é necessário se dedicar e a esses assuntos como um desenvolvedor full-stack se dedicaria a front e back end.